SUSTENTABILIDADE

O que é Sustentabilidade? 

Embora ainda não exista uma definição universal para o conceito de Sustentabilidade, a que foi aderida pela ONU remete à viabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas ao longo do tempo e à continuidade da manutenção dos níveis de qualidade de vida e do desenvolvimento econômico.

 

Mas, ainda que o termo “Sustentabilidade” seja comumente interpretado como uma preocupação majoritariamente ambiental, importa realçar que o conceito é mais abrangente baseando-se, essencialmente, em 3 pilares e no equilíbrio entre os mesmos:

  1. Econômico: as organizações deverão adotar medidas que visam ampliar a sua eficiência e rentabilidade de maneira a poderem continuar a produzir, gerar emprego e a remunerar corretamente o capital investido. 

  2. Social: as organizações deverão respeitar os direitos humanos, fomentar a igualdade de oportunidades, atuando de forma justa e honesta não só com os seus colaboradores, mas com toda a cadeia de fornecedores que os cerca.

  3. Ambiental: as organizações deverão concentrar os seus esforços em conservar e gerir os recursos naturais, assim como proteção da paisagem e do meio envolvente.

Adotando práticas sustentáveis:

Aqui no Hotel Romer Indaial, buscamos implementar e incentivar práticas sustentáveis simples, acreditamos que pequenos gestos podem gerar grande impacto, uma vez que podem ser replicados por qualquer pessoa.  

Trabalhando juntos e implementando mudanças simples, poderemos manter nossos destinos, comunidades e o meio ambiente saudáveis.

Para tanto, desenvolvemos uma política de sustentabilidade baseada nos três pilares de sustentação: ambiental, sócio-cultural e econômico.

Abaixo, você vai encontrar algumas práticas adotadas por nós dentro dessas categorias:

  1. Respeito a legislação vigente em todos os níveis e os requisitos de gerenciamento correto dos seus aspectos e impactos significativos da sustentabilidade;

  2. Coleta de lixo seletiva para reciclagem de produtos que levam centenas de anos para fazerem sua decomposição.

  3. Utilização de lâmpadas de baixo consumo de energia elétrica.

  4. Conscientização e treinamento da nossa equipe de colaboradores, sobre o desperdício de insumos e alimentos descartados e as consequências econômicas para o hotel e o meio ambiente.

  5. Uso de produtos de limpeza biodegradáveis.

  6. Utilização de restos de alimentos e das cascas das frutas para fertilizar os jardins, canteiros e as áreas verdes do hotel.

  7. Programa de reuso de toalhas onde o hóspede escolhe se quer ter as toalhas trocadas diariamente ou não.

  8. Práticas de incentivo aos hóspedes e colaboradores quanto ao consumo consciente dos recursos naturais

  9. Preferência por equipamentos (ar condicionado, refrigeradores, etc) com baixo consumo de energia.

  10. Investimos na comunidade com a utilização de 100% de mão-de-obra local, enfatizando a capacitação interna e externa dos colaboradores.

  11. Colaboradores são treinados para aplicar as medidas sustentáveis.

  12. Priorizar a aquisição de produtos de fabricação local para abastecimento das diversas áreas do hotel

  13. Realiza pesquisas junto aos hóspedes, com o objetivo de monitorar a satisfação em relação aos serviços oferecidos e às boas práticas implantadas.

  14. Tratamos os comentários recebidos e promovemos melhorias a partir dos resultados encontrados

  15. Hotel 100% não fumante mantendo a qualidade do ar e saúde dos nossos hóspedes

  16. Priorizamos a compra de alimentos produzidos na região estimulando o comércio local.

  17. Doação de roupas de cama e cobertas para instituições locais.

  18. Preços e condições especiais para eventos turísticos locais, diárias cortesia para organizadores. 

  19. Transmitir a consciência ecológica aos funcionários e também hóspedes.

PROGRAMA DE REUSO DE TOALHAS: O QUE É, E COMO FUNCIONA?

Resumidamente, o programa oferece aos hóspedes a opção de trocar ou não as toalhas do quarto todos os dias.

Essa iniciativa é considerada sustentável porque, além de gerar economia de água e energia, diminui a quantidade de produtos de limpeza usados para fazer a higienização, aumenta o ciclo de vida das toalhas, reduz os custos com a manutenção de equipamentos como lavadora e secadora e economiza tempo nas arrumações.